segunda-feira, 4 de abril de 2011

Índios Xucuru Cariri visitam Centro Universitário Estácio-FIB

Categories:

Intercâmbio Cultural:

Os índios da tribo Xucuru Cariri de Alagoas realizam atividades culturais, nos dias 12 e 13 de abril, às 19h, no Centro Universitário Estácio-Fib, em Stiep. O grupo promove o intercâmbio cultural com a intenção de preservar a cultura da tribo e fortalecer a resistência às ameaças de extinção.

Os indigenas pretendem mostrar como a luta em defesa da harmonia entre os seres humanos e a natureza pode contribuir com a melhoria na qualidade de vida das pessoas que moram nos centros urbanos. A programação conta com apresentação de danças sagradas, palestras sobre comidas típicas, pintura corporal, ervas medicinas e venda do artesanato indígena. A intenção é transmitir os conhecimentos dos antepassados para lutar pela saúde da “mãe terra”.

A tribo Xucuru Cariri conta com 2780 índios, divididos em 7 malocas. A índia Koram Xucuru reside numa dessas malocas que contempla 129 famílias e uma população de mais ou menos 380 pessoas que vivem do artesanato e da agricultura macaxeira, banana e bata doce. Koram Xucuru disse que “Antes, esse artesanato era usado como enfeite e meio de defesa, mas com a invasão das suas terras e vidas, eles foram obrigados a fazer muitas coisas para sobreviver, inclusive, sair da tribo e realizar intercâmbios com outras culturas como forma de amenizar a discriminação e batalhar pela sobrevivência do seu povo”.

As inscrições devem ser realizadas, no Centro Universitário Estácio-Fib, Rua Xingu, 179, Stiep, com a doação de 1kg de alimento não perecível e R$ 2,0. Informações: 2107-8203/ 8799-8284 ou jornalismo@fib.br.


Gostou? Então compartilhe:

Leia Também

Comente aqui! "Índios Xucuru Cariri visitam Centro Universitário Estácio-FIB"

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, críticas e sugestões.
Obrigada pela visita!