
1º- Divulgarás de forma precisa e correta todas as informações de interesse público que tomares conhecimento, observando sempre os critérios de pluralidade e proporcionalidade.
2º- Utilizarás a informação como instrumento de transformação sociopolítica, alertando sempre que os interesses da sociedade estiverem ameaçados, em especial dos grupos ou indivíduos em situação de risco social, perseguição e/ou discriminação.
3º- Distinguirás de forma indubitável as produções de caráter jornalístico daquelas destinadas à propaganda, promoções, assessoria ou ao patrocínio.
4º- Contextualizarás as informações de modo que o receptor possa entender as motivações, as relações espaço-temporais e as conseqüências dos fatos divulgados contribuindo para a construção do conhecimento e do pensamento crítico.
5º- Respeitarás a intimidade das fontes e não as exporás a situações de risco ou constrangimento.
6º- Recusarás todo e qualquer tipo de suborno, corrupção e não utilizarás de meios ilícitos para a obtenção da notícia.
7º- Retificarás toda informação inexata ou falsa assim que o engano for constatado, garantindo o mesmo destaque e a mesma proporção dados em edições anteriores.
8º- Lutarás pela liberdade de expressão, combatendo quaisquer tentativas de censura, seja por iniciativa de órgãos públicos ou privados, ou ainda, de superiores do veículo para o qual trabalhas.
9º- Não plagiarás e atribuirás sempre a autoria de todo o conteúdo que for pesquisado e divulgado.
10º- Combaterás toda manipulação de conteúdo ou de recursos audiovisuais que obscureçam a informação.
Comente aqui! "Os dez mandamentos do jornalista ético"
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião, críticas e sugestões.
Obrigada pela visita!