segunda-feira, 12 de abril de 2010

O jornalismo empreendedor na Web

Categories:

As profundas transformações ocasionadas pela revolução tecnocultural do século XXI possibilitaram uma enorme expansão do mercado eletrônico global.

O impacto provocado pelo surgimento da World Wide Web mudou a forma como as pessoas acessam as informações e como as transformam em conhecimento, ao tempo em que abriu um mercado atraente para o jornalismo.

Entretanto, para consolidar-se neste ambiente é preciso agir de forma inovadora, atitude só possível por profissionais bem informados e visionários. Encontrar algo útil, “criar” ou potencializar uma necessidade, pode significar a concretização de bons negócios.

De acordo com o artigo de Luciano Andrade Ribeiro, "Jornalismo Empreendedor: uma reflexãoinovadora acerca da construção de conhecimento na Internet", além da capacidade de inovar, “faz-se necessário estar, proporcionalmente, direcionado para o mundo e para o local”. Essa constatação é de fundamental importância num mundo onde o tempo é cada vez mais escasso, onde as pessoas necessitam de uma diversidade de informações que contemplem o que acontece no mundo e também em sua cidade, em seu bairro, no grupo social a que pertencem.

Num ambiente caótico, não-linear e multidirecional como a internet, conquistar “um lugar ao sol” requer a capacidade de raciocínio, de antecipar-se às situações, de identificar como as mudanças globais afetam a vida das comunidades, com o objetivo de conquistar a fidelidade do público, cada vez mais exigente e que interage de forma muito mais natural e ágil do que em qualquer outro meio.

Exige-se do novo empreendedor, a capacidade de adaptar-se às mudanças, entendê-las e analisá-las, transformando a informação em conhecimento. Não basta informar, é preciso explicar.

A Web está aberta, receptiva, à espera de ações empreendedoras que modifiquem o que até poucos instantes era tido como novidade. Como exemplo, pode-se citar a explosão dos blogs, das comunidades sociais, do Twitter, da rádio e Tv Web, potenciais mercados sempre passíveis de intermináveis transformações.

O empreendedor da Idade Mídia¹ tem à sua frente um vasto território a desbravar, onde, geralmente, soluções aparentemente simples provocam extraordinárias mudanças nos modos de produzir e receber informações, como no gesto de “acender a luz numa sala escura”.

O perfil do comunicador-empreendedor é, portanto, aquele que sabe onde encontrar as informações, como transformá-las em negócio, como e quando modificá-lo diante da urgência com que tudo se renova constantemente num ambiente em espantosa expansão.


¹Idade Mídia- termo citado na Obra Comunicação e Política, de Antonio Albino Canelas Rubim, professor da Universidade Federal da Bahia.

Gostou? Então compartilhe:

Leia Também

Comente aqui! "O jornalismo empreendedor na Web"

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, críticas e sugestões.
Obrigada pela visita!