quinta-feira, 13 de maio de 2010

Como mudar o template do seu blog e exibir Categorias

Categories:

Bom, pessoal, atendendo a pedidos de alguns amigos, vou postar um tutorial para mudar o template do blog e para ordenar as postagens em Categorias. Tudo muito simples, como vocês irão ver:

1- Mudando o Template do Blog

A primeira coisa a fazer é escolher um modelo que se adeque ao conteúdo do seu blog e, claro, ao seu gosto pessoal. Dê preferências a templates com fundo claro, pois isto facilita a leitura. Os templates com fundo escuro são bonitos, mas cansam a visão. Existem vários sites e blogs que oferecem templates gratuitos. A única condição é não retirar os créditos. Isso é mais do que justo.

Algumas sugestões de onde encontrar templates legais:




Existem muitos outros, mas vamos lá:

Escolhido o seu novo template, você deve fazer o download, que será armazenado numa pasta zipada. O próximo passo é extrair os arquivos da pasta. Para fazer isto, você precisa ter um programa descompactador de arquivos. Eu recomendo o excelente WINRAR. Você pode baixar uma versão gratuita para testes no Baixaki.

Depois, você deve acessar o painel do seu blog e clicar em Layout, em seguida Editar HTML. (Lembre-se sempre de Baixar o modelo completo antes de fazer qualquer mudança, pois se algo der errado, você pode voltar e deixar tudo como era antes).

Clique em Procurar e escolha o arquivo XML que você extraiu da pasta zipada. Clique em fazer upload e pronto. (Agora, o Blogger tem a opção de manter os widgets que você usava no template anterior. Se este for o seu desejo, é só clicar em manter widgets).



Pronto, agora é só ver se tudo está como você quer.

2- Como arquivar as postagens por assuntos (Categorias):

Cique em Layout, depois em Elementos da página. Na coluna (sidebar) desejada, você clica em Adicionar um Gadget. Uma janela se abrirá:




Clique em Marcadores e, em seguida, escolha a aparência que deseja. Você pode escolher entre três formatos. Ah, é interessante que você escolha quais marcadores quer usar, pois colocar muitas tags não é desejável. O ideal é entre 10 e 15, com raras exceções.




Para que as categorias apareçam, na hora de postar você escolhe a palavra que melhor define o assunto e pronto. Tudo muito simples e rápido. Para que as postagens que você já tem em seu blog exibam os marcadores, é só clicar em Postagem - Editar Postagens e acrescentar os marcadores.

Espero ter ajudado. Aguardo seus comentários.

Abraços.

Gostou? Então compartilhe:

Leia Também

Comente aqui! "Como mudar o template do seu blog e exibir Categorias"

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, críticas e sugestões.
Obrigada pela visita!