sábado, 21 de novembro de 2009

Ecologicamente correto. É possível?

Categories:

O escritor nova-iorquino Colin Beavan provou que sim. Ele, a esposa e a filha, que na época tinha 2 anos, passaram um ano no limite máximo do que pode ser considerado ecologicamente correto. Todos os hábitos foram mudados para causar o menor impacto possível no meio ambiente.

A família, que mora no nono andar, não utilizava o elevador para não gastar energia. Além disso, todo o transporte era feito por um triciclo. Nada de carro, táxi ou metrô. Itens de utilidade doméstica e conforto, como ar condicionado, TV e máquina de lavar foram desligados. O xampu e a pasta de dentes foram trocados pelo bicarbonato de sódio.

Os alimentos que a familia consumiam também tinham que ser sustentáveis. Nada de produtos fornecidos por fazendas além de 400Km de sua casa. E carne vermelha também não entrava naquele lar, já que a produção de carne é extremamente nociva ao meio ambiente, além de consumir excessiva quantidade de água durante todo o processo.

Todo esse "sacrifício" foi divulgado em seu blog e virou um livro, nos EUA. Esse projeto também rendeu um filme, de 93 minutos, que foi lançado, inicialmente, em Los Angeles no dia 11/09. O título ‘No Impact Man' tem previsão de ser lançado no Brasil, mas ainda sem data definida.

Ao final do projeto, em 2007, Colin perdeu nove quilos, sem necessidade de academia, e incorporou hábitos mais saudáveis e sutentáveis na rotina familiar. Ele mostrou, de forma radical, como é possível viver em harmonia com o meio e sem disperdiçar ou consumir além do necessário. O intuito do projeto é justamente mostrar que cada mudança positiva em relação ao meio ambeinte faz diferença. Sendo assim, não precisamos abrir mão de todo o conforto que adquirimos até agora, desde que tenhamos um modo de vida mais equilibrado e menos impactante.

Aqui vão dez dicas de Colin para se viver uma vida mais verde:

1. Pare de comer carne vermelha

2. Não compre mais garrafa de água

3. Faça um "eco-shabat" (alusão ao dia do descanso judaico) não comprando nada e não utilizando a eletricidade por um dia

4. Comprometa-se com uma parte do seu salário para uma ONG séria que cuide do meio-ambiente

5. Comprometa-se em não desperdiçar

6. Vá de bicicleta ou a pé

7. Construa uma comunidade: se divertir com os amigos em casa basta!

8. Leve estes princípios para o seu ambiente de trabalho

9. Em vez de ficar em frente a TV o dia todo, dedique um dia a serviços ambientalistas

10. Acredite, com todo o seu coração, que a sua forma de vida vai fazer diferença no mundo!

Amanda Duarte

Equipe IVA

www.voluntariosonline.org.br

www.voluntariosemacao.org.br

Gostou? Então compartilhe:

Leia Também

Comente aqui! "Ecologicamente correto. É possível?"

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, críticas e sugestões.
Obrigada pela visita!